A metodologia que está a ser testada é baseada no pensamento sistémico, conceito desenvolvido por Jay Forrester em 1956. O pensamento sistémico surge da aplicação de princípios da Engenharia Electrotécnica e Computacional a questões relacionadas com o Ambiente, Sociedade e Economia. Um motor de um carro é um sistema complexo constituído por diversos elementos, ligados entre si através de processos que fazem o motor funcionar. Quando o motor deixa de funcionar, sabemos que temos um problema; para o reparar é necessário identificar as partes, os processos, a origem do problema e a solução adequada. Contudo, o motor é observado de forma integrada, o que significa que não conseguimos explicar o motor como uma peça específica. O pensamento sistémico propõe a utilização destes princípios na análise de outras áreas científicas; a análise sectorial produz resultados parciais e por vezes ineficientes.
A Zona Costeira pode ser vista como um sistema complexo de processos que envolvem elementos ambientais, sociais e económicos. Estes processos permitem o estabelecimento e manutenção de aglomerados populacionais humanos. Os bens e serviços que as zonas costeiras providenciam explicam a crescente pressão sobre eles. Por sua vez, estes bens e serviços são provenientes das características ambientais destas zonas, que incluem grande parte dos habitats identificados e conservados através de diversas directrizes europeias.
Como tal, é evidente e crescentemente aceite que o desenvolvimento socioeconómico depende destes bens e serviços, portanto não os pode ignorar durante o delinear de estratégias de exploração/desenvolvimento.
O Sistema de Apoio à Decisão em desenvolvimento para a Baía da Praia da Vitória baseia-se nos princípios do pensamento sistémico para a análise integrada do sistema costeiro e pretende ser um contributo para a desafiante tarefa que Portugal e a Europa pretendem atingir: A Gestão Integrada das Zonas Costeiras.
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