Número total de visualizações de páginas

Abordagem Sistémica, como se aplica?

A metodologia proposta é dividida em diversas etapas, como forma de organizar as tarefas, no entanto, o inicio e final de cada etapa é difícil de estabelecer, devido à flexibilidade inerente ao processo.
A flexibilidade é uma das bases fundamentais desta metodologia, a qualquer momento, pode ser necessário recuar, adaptar e avançar.

A metodologia proposta é dividida em diversas etapas, de modo a organizar as tarefas, no entanto o início e final de cada etapa é difícil de estabelecer, devido à flexibilidade inerente ao processo.
A flexibilidade é uma das bases fundamentais desta metodologia – a qualquer momento pode ser necessário recuar, adaptar e/ou avançar.
A integração é outra das bases fundamentais. O objectivo é analisar o sistema costeiro na sua dimensão ambiental, social e económica, porém a análise não termina nessa etapa. É necessário integrar todas as dimensões e observar como o sistema funciona. Assim, a abordagem sistémica implica a aplicação de ferramentas de diversas áreas científicas: ecologia, sociologia, economia, engenharia, geografia, etc. Em cada etapa pode ser necessário utilizar mais ferramentas de uma determinada área do que doutras, mas o produto final é um esforço integrado e balançado entre áreas científicas.
Outra característica essencial da abordagem é a criação de visões, cenários. Cenários são projecções para o Futuro, são ideias de como o Futuro poderá ser. A metodologia proposta baseia-se na utilização de ferramentas de modelação, que possibilitam o estabelecimento de diversos Futuros (i.e. cenários) num sistema virtual e concebem o que poderá ocorrer mediante uma determinada alternativa. Essas ferramentas permitem comparar os resultados obtidos com os alcançados através de outra alternativa. Estes cenários deverão apresentar resultados em todas as dimensões do sistema: ambiental e socioeconómica.
Finalmente ou inicialmente, outra das bases fundamentais da abordagem sistémica é a comunidade. Em todas as etapas a sociedade é convidada a participar: residentes, Governação, Associações Não Governamentais, Privados. A comunicação entre a Ciência e Sociedade é simultaneamente um ponto de partida e um fim.


Sem comentários:

Enviar um comentário