Número total de visualizações de páginas

Concepção do sistema, como foi?

A primeira tarefa desta etapa foi a criação de um mapa institucional. O mapa institucional implica a identificação das Instituições (Governamentais, Não Governamentais e Privadas) que actuam sobre o sistema costeiro da cidade da Praia da Vitória. Os resultados desta etapa estão descritos na tabela seguinte. Esta ferramenta surge da necessidade de identificar os agentes interessados sobre a área de estudo. Para guiar a nossa análise, utilizámos as actividades humanas que tipicamente ocorrem em qualquer sistema costeiro.
A partir deste mapa demos início à segunda tarefa. Nesta fase foram desenvolvidas cerca de 40 entrevistas com diversos indivíduos de cada Instituição, identificados segundo o cargo desempenhado e referência por parte de outros. Através deste processo foram também identificados diversos indivíduos que, não estando associados a nenhuma das Instituições, foram referidos como agentes interessados e com uma visão crítica sobre o sistema costeiro da Praia da Vitória.
Ao longo das entrevistas foram lançadas diversas questões, cujos objectivos finais foram:
- Compreensão do sistema costeiro da Praia da Vitória;
- Identificação dos elementos ambientais e socioeconómicos considerados essenciais;
- Averiguação de assuntos actuais relacionados com a gestão e desenvolvimento desta zona costeira.
 Após a análise detalhada dos resultados desta entrevista, avançámos para a terceira tarefa: hierarquização por grau de importância dos diversos assuntos identificados ao longo das reuniões. O processo de hierarquização foi realizado por todos os agentes entrevistados e outros que não participaram na fase de entrevista. O processo de hierarquização dos assuntos foi realizado a nível individual e em grupo.
Para a realização desta tarefa aplicámos uma outra ferramenta das Ciências Sociais, a Metodologia Q. Esta metodologia solícita que os participantes hierarquizem os assuntos por ordem de importância e em formato de pirâmide, sendo que cada coluna representa um grau de importância crescente.

Cada participante executou a hierarquização individual. Posteriormente foram realizadas 7 reuniões, que permitiram a hierarquização conjunta dos mesmos assuntos. Em cada reunião estiveram presentes entre 3 a 6 participantes, mediante a disponibilidade de cada um. No entanto, as reuniões foram organizadas de forma a estarem presentes indivíduos de diferentes Instituições. Este pré-requisito foi estabelecido para que em cada momento de discussão fossem representados diferentes valores, conhecimentos e interesses, de forma a fomentar uma discussão mais diversificada e produtiva.

Da análise dos resultados concluiu-se que os assuntos que actualmente apresentam maior relevância e poderão ser o tema da construção de um Sistema de Apoio à Decisão são:
- Recuperação e Gestão das Zonas húmidas existentes ao longo da Baía da Praia da Vitória: Paul da Praia, Belo Jardim e Paul da Pedreira


- Intervenções ao longo da Baía da Praia da Vitória: evolução e impactos.


A partir deste resultado podemos avançar para a próxima etapa da metodologia, designada por FORMULAÇÃO DO SISTEMA. Para trás fica a CONCEPÇÃO DO SISTEMA que, embora possa ser definida como a etapa de identificação do problema em análise, apresenta outros objectivos importantes de frisar:
  • Criação de um grupo de pessoas interessadas em acompanhar os próximos passos do processo;
  • Dar a conhecer e conhecer as pessoas envolvidas na gestão da área;
  • Fomentar a discussão construtiva de temas actuais;
  • Troca de conhecimento entre pessoas de áreas distintas.


Sem comentários:

Enviar um comentário