Modelos são simplificações da realidade que permitem compreender o seu funcionamento, testar hipóteses e perceber o possível impacto de uma decisão ou alternativa. A modelação envolve a selecção rigorosa das variáveis e processos relevantes para um determinado objectivo ou cenário pretendido. A inclusão de elementos não essenciais aumenta a complexidade do modelo sem benefícios no alcance dos objectivos.
Modelos conceptuais implicam a análise qualitativa do sistema. Per se, a criação de modelos conceptuais é um exercício relevante para a compreensão do sistema e comunicação da percepção, interesses e valores do modelador. Esta análise qualitativa pode ainda ser integrada como o primeiro passo na criação de um modelo matemático, que pressupõem a transição de uma análise qualitativa para uma análise numérica do sistema. No modelo conceptual as variáveis e os processos são definidos como “quais” e “como”. No modelo numérico o objectivo é perceber o “como” através do “quanto”.
Ao longo do mês de Dezembro de 2010 ocorreram duas oficinas que culminaram na criação de modelos conceptuais sobre as questões abordadas neste projecto:
- Gestão das Zonas Húmidas: Paul da Praia, Cabo da Praia, Belo Jardim.
- Impacto e evolução das obras de engenharia pesada.
De seguida apresentam-se os resultados obtidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário