Número total de visualizações de páginas

Birdingazores.com uma fonte de dados valiosa

A construção deste Sistema de Apoio à Decisão tem como propósito fundamental a compilação de informação produzida por outras entidades, valorizando os esforços precedentes a este trabalho. Assim sendo, ultimamente estivemos a analisar de forma detalhada o site desenvolvido por Staffan Rodebrand e Bo Thoor, para chegar a uma caracterização preliminar. Aqui ficam alguns resultados:
NOTA: Estes valores não representam o número total de observadores de aves na Ilha Terceira, mas sim aqueles que colocaram informação sobre avistamentos no site BirdingAzores. Os dados de 2011 já incluem os resultados obtidos no questionário.
   


Verifica-se que a visitação aumenta ao longo do tempo. Em 2005 registam-se 34 observadores que utilizaram o site BirdingAzores para registar os seus avistamentos. Durante o primeiro semestre deste ano, 54 observadores já estiveram na Terceira. O ano de 2010 foi o ano em que se assinalou um maior número de visitantes (94), no entanto, 2011 poderá ultrapassar este valor. No total, regista-se a presença de 201 visitantes em 6 anos. O total de visitas inserido é igual a 418, o que significa que parte destes visitantes volta anualmente.
 
Cerca de metade da totalidade dos visitantes visitou a Terceira pelo menos duas vezes (92 observadores). Existe um grupo de cerca de 30 observadores que visitou a Terceira pelo menos quatro vezes.

As próximas etapas

As oficinas de 2010 possibilitaram o desenvolvimento conjunto de uma série de modelos conceptuais essenciais para o delineamento das próximas etapas deste trabalho.

O modelo conceptual da Baía da Praia da Vitória abarca um elevado número de relações entre as actividades humanas e as características ambientais. O modelo geral pode ser resumido através do seguinte mapa conceptual:
A transposição deste modelo conceptual para um modelo de simulação de cenários é um trabalho moroso e faseado. Assim, e com base nos resultados das etapas anteriores, a análise irá focalizar nas relações entre as zonas húmidas e as actividades recreativa e económica da Observação de Aves.
Os actuais objectivos são:
  • Caracterizar os tipos de observadores de aves que visitam a Baía da Praia da Vitória;
Esta caracterização implica a análise das necessidades, de modo a aproximar a oferta à procura.
  • Identificar o impacto económico desta actividade na economia local;
A compreensão deste impacto poderá auxiliar futuros processos de tomada de decisão quanto ao investimento nesta área.
  • Averiguar que tipo de acções poderá melhorar as condições ambientais e de observação de aves nesta zona.
Esta informação será compilada de forma hierarquizada, para que os decisores possam identificar as acções prioritárias.
Em paralelo a esta análise, iremos trabalhar juntamente com a população residente, com os seguintes objectivos:
  • Entender a actual relação dos residentes com os Pauis;
  • Identificar as actuais necessidades e expectativas em relação a estas zonas.
Através desta análise, o objectivo final será descrever numericamente o conjunto de relações descritas no modelo conceptual seguinte: